Página inicial > Notícias > 15 anos de Capoeira em Cananéia

15 anos de Capoeira em Cananéia

quinta-feira 7 de agosto de 2014

Muita cultura afro e tradicional brasileira: ritmos, danças e percussão

O Grupo de Capoeira Nosso Senhor do Bonfim e a Associação Desportiva e Cultural de Capoeira Filhos de Cananéia desenvolvem um trabalho na cidade de Cananéia há mais de 15 anos, onde além de ensinar a arte da Capoeira, incluem em suas aulas: ritmos e danças, entre elas Maculelê, Puxada de Rede, Dança do Coco, Maracatu, Samba de Roda, entre outras divulgando sempre a Cultura Tradicional Brasileira.

Entre as atividades desenvolvidas pelo Grupo há também a participação durante sete anos consecutivos nos Jogos Regionais, onde sempre trouxe medalhas para a nossa cidade. Só neste ano, em julho, a equipe foi vencedora, sendo composta por Ana Paula Carvalho (medalha de Ouro), Leandro Pontes, Hynae Almeida (medalha de Bronze) e Marco Aurélio Campos Rios (medalha de Ouro). A equipe feminina trouxe, também, o troféu de melhor equipe. Temos, também, compondo a equipe de arbitragem dos jogos o professor Zalber da Silva de S. Santos.

O grupo de Capoeira também é um dos responsáveis pela execução do ARRAIÁ DA TIDUCA, que é uma festa feita para todos os moradores da cidade de Cananéia, onde acontecem apresentações Culturais. É sempre dado início ao Arraiá com o Fandango, que é uma manifestação Cultural Caiçara e seguido por mais apresentações culturais desenvolvidas em nosso município.

Foi criado, ainda, por esse grupo o “Encontro de Verão”, pois sendo um grupo que existe no litoral, pensou-se em dar ênfase aos atrativos da terra, vinculando a este encontro passeio de escuna e ida à praia.O Encontro de Verão acontece sempre em janeiro e em 2015 será a 3ª edição.


Rua Antonio Colaço de Souza, 120
Carijo - Cananéia / SP
Telefone: (13) 3851-1201
e M w C B