Página inicial > Notícias > Acessa/SP realiza encontro Regional em Cananéia

Acessa/SP realiza encontro Regional em Cananéia

sexta-feira 19 de junho de 2015

Participação de membros da Rede Cananéia no Curso

A segunda edição dos Encontros Regionais de 2015 aconteceu nos dias 27 e 28 de maio, no Centro Comunitário da cidade de Cananéia, litoral sul do estado de São Paulo. Foi a primeira vez que o programa fez um evento desse tipo na região. Assim como na edição realizada em Botucatu no mês de abril, o tema central do encontro foi empreendedorismo social. Participaram 21 pessoas, entre monitores, usuários e ONGs locais.
Ao falar para os convidados na abertura do evento, Maria Rita Basso, representante da prefeitura local e uma das responsáveis pela gestão do espaço onde as atividades foram realizadas compartilhou seu sentimento em relação ao Encontro: “Para nós é motivo de orgulho sediar esse evento. Desde o primeiro momento insisti para que Cananéia fosse uma das cidades sede porque temos muitas ações sociais aqui que precisam de mais informações como as que serão discutidas aqui para melhorar ainda mais a sua articulação”.
Em seguida Adilson Virno, coordenador do projeto Acessa SP na Escola do Futuro, apresentou o projeto “Acessa 15 + 15”, que trata dos últimos anos do programa desde a sua inauguração e projeta os próximos desafios. Na sequência ele apresentou os resultados da última Ponline. Realizada no final de 2014, a pesquisa serviu como dispositivo de ativação para a discussão das oportunidades que o programa oferece para o desenvolvimento de ações nos postos. Emocionado, Adilson destacou que o Acessa SP, mesmo depois de tanto tempo, ainda oferece oportunidades de inclusão: “É muito impactante ver um gráfico como o que mostra a maioria dos usuários que desejam fazer algum tipo de atividade que ajude a sua comunidade. Isso mostra como o Acessa vai muito além da inclusão digital” disse o coordenador.
Em seguida, ainda na linha das oportunidades, Adilson apresentou a Rede de Projetos e seus principais dispositivos. Para ilustrar a importância da Rede, Adilson convidou Maria do Carmo Nogueira, monitora e projetista do posto de Mongaguá. Participando do programa desde 2013 ela contou sua experiência com as crianças da tribo indígena de Peruíbe e o desenvolvimento de um projeto de desenvolvimento de uma cartilha de alfabetização em tupi. Ela também falou sobre a importância e a diferença que o suporte da equipe da Rede de Projetos fez para o seu desenvolvimento no programa: “Quando eu entrei para trabalhar no posto fiquei completamente perdida porque não sabia nada. Quando fui para capacitação conheci a Érica e a Munique (bolsistas da Escola do Futuro na Rede de Projetos à época) que me ajudaram muito. Elas foram até o meu posto, conheceram a aldeia indígena e a partir daí as coisas se desenvolveram”.
Na parte da tarde, começaram as atividades da oficina de Design Thinking, novamente facilitada por Reinaldo Campos do Instituto Educadigital, que esteve no Encontro Regional de Botucatu. Com modificações da última aplicação para essa, a oficina ganhou mais tempo e foi desenvolvida entre a segunda parte do primeiro dia e por toda manhã do segundo dia. A ideia era dar mais tempo aos participantes para discutirem as propostas nos grupos e poder para reflexão das propostas.
Encerrando o evento na tarde do segundo dia, Oswaldo de Almeida Junior, representante do Sebrae da região, aplicou a oficina de Canvas. Essa atividade também passou por modificações para aumentar a chance de desenvolvimento dos projetos discutidos no encontro. No Encontro de Botucatu ela fez parte da abertura do evento. Em Cananéia ela complementou a agenda de Design Thinking.
O encontro de Cananéia contou com uma audiência diferente de todos os eventos do tipo que já foram realizados. A maioria dos participantes representavam ONGs da cidade ou da região e usuários. A “Rede Cananéia” foi a organização que esteve presente com mais representantes. Todos participaram ativamente, inclusive como fornecedora do “café caiçara”, tradicional na região e que foi servido nos intervalos. Fernanda Martins, membro da ONG falou sobre a oportunidade de participar do evento: “Foi muito bom ter participado. O contato do pessoal da Rede que esteve aqui na cidade e conheceu o trabalho que fazemos foi a ponte para que estivéssemos aqui hoje. Espero que possamos manter essa relação.”
O próximo Encontro Regional acontece na cidade de Vargem Grande do Sul, nos dias 24 e 25 de junho.

http://www.acessasp.sp.gov.br/2015/05/veja-como-foi-o-encontro-regional-2015-em-cananeia/


Rua Antonio Colaço de Souza, 120
Carijo - Cananéia / SP
Telefone: (13) 3851-1201
e M w C B