Página inicial > Notícias > Agradecimento

Agradecimento

quarta-feira 8 de março de 2017

Ezequiel de Oliveira 17/11/1939 a 28/02/2017

Hoje só nos resta agradecer todo o aprendizado que nos foi proporcionado pelo grande homem, líder e formador Ezequiel de Oliveira, nascido no dia 17 de novembro de 1939, no bairro do Marujá, na Ilha do Cardoso, localizada no interior do Parque Estadual da Ilha do Cardoso, aqui em Cananéia, São Paulo.
Sua família tem uma longa história na região. Seus tataravós vieram de Santa Catarina aproximadamente no ano de 1850. Moravam no Vale do Itajaí e resolveram migrar para o Vale do Ribeira, por conta de uma daquelas enchentes que até hoje assolam o vale catarinense. Também por que a Ilha era um lugar bonito e com muitos recursos naturais. Naquele tempo, a família de Ezequiel trabalhava com agricultura, sua única fonte de renda. Seu pai nasceu na Ilha, num sítio chamado Itapanhoapima, era pescador e também plantava; sua mãe era descendente dos que vieram de Santa Catarina.
Seu Ezequiel sempre foi pescador e agente comunitário de saúde, morou toda a vida na Ilha do Cardoso e, a pé, cuidava dos doentes da Ilha do Cardoso e, da mesma forma militava pelos direitos dos moradores da Ilha, realizando assembléias para lutar pelos direitos das comunidades tradicionais. Acompanhou de perto o processo que levou a região a se tornar Parque Estadual. Nesse contexto, tornou-se um agente importante na Ilha, por ser politicamente muito ativo. Combateu, juntamente com outros membros da comunidade, o processo de ocupação dos especuladores imobiliários, que queriam transformar a região num paraíso de condomínios de luxo. Entre outras atividades importantes que desempenhou, aponta-se seu empenho na elaboração do plano gestor da Ilha do Cardoso. Hoje a Ilha do Cardoso é Parque Estadual e existem inúmeras questões a serem discutidas entre os moradores e o Estado, o que envolve desde sua presença no Parque até a legislação e a organização interna, o que abarca o turismo e o acesso à Ilha, o uso sustentável da área, as leis internas de organização dos moradores, entre outros. Ezequiel continuou trabalhando para manter as comunidades tradicionais na Ilha e acreditava que a diversidade de atividades econômicas poderia contribuir para o desenvolvimento da sustentabilidade e na melhoria da qualidade de vida de seus moradores.
Um dos fundadores da Associação Rede Cananéia, foi um mestre para todos que aqui com ele tiveram a oportunidade de conviver. Em discussões mais acirradas, quando Sr. Ezequiel falava, todos calavam para ouvir, com respeito, seu ponto de vista. Grande incentivador de ideais comunitários, com ele aprendemos a ser Rede e, sem dúvida, é responsável pela formação humana de muitos que por ele passaram, incluindo toda a equipe e grupos da Rede Cananéia, que se sentem órfãos desde sua partida.
Entre muitas frases, destacamos duas para levarmos como reflexão em nossas vidas: “Um povo só terá autonomia política, quando conseguir a autonomia econômica” e “Se quiser pedir um favor a alguém, peça-o a alguém que esteja ocupado”!
Nossos mais sinceros agradecimentos e todo o respeito a esse homem de luta!!!
Caminhemos!!!

Ezequiel de Oliveira 17/11/1939 a 28/02/2017

Fonte: http://www.museudapessoa.net/pt/conteudo/pessoa/ezequiel-de-oliveira-24375


Rua Antonio Colaço de Souza, 120
Carijo - Cananéia / SP
Telefone: (13) 3851-1201
e M w C B