Página inicial > Notícias > Associação Grupo Cultural Tiduca busca suas raízes Jongueiras e promete muito (...)

Associação Grupo Cultural Tiduca busca suas raízes Jongueiras e promete muito mais para este ano

quarta-feira 16 de setembro de 2015

"E quando você dança jongo. Pisa na tradição".
(Jongo Dito Ribeiro)

O Grupo Tiduca participou de diversas atividades entre os meses de Agosto e Setembro. Em todas elas o objetivo principal foi de compartilhar e adquirir mais conhecimento e contato com os demais grupos de Jongo, além de apresentar o Grupo Cultural Tiduca “para o mundo”. “Tiduca para o mundo. Esse será nosso lema daqui pra frente”, comentou o diretor cultura do grupo Daniel Rodrigues.
VI Encontro Paulista de Jongueiros - realizado no domingo, dia 30 de agosto, no CTG Saudades do Sul, em Embu das Artes/SP. O grupo teve a oportunidade de participar do Fórum para as Culturas Populares e Tradicionais, conhecer um pouco mais do que acontece no meio cultural e convidados a participar das eleições do Conselho Nacional de Políticas Culturais. Além disso, ter o contato com diversos outros grupos tradicionais de Jongo como Jongo Tamandaré (Guaratinguetá/SP), Jongo Dito Ribeiro (Campinas/ SP), Jongo de Piquete (Piquete/SP), Jongo Quilombolas (Guaratinguetá/SP), Jongo Mistura da Raça (São José dos Campos/SP), Jongo Filhos da Semente (Indaiatuba/SP) e Jongo de Embu das Artes (SP). O encontro foi realizado com recursos do Projeto de Incentivo à Cultura do Estado de São Paulo (ProAC) e apoio do IPHAN Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
Oficina de Jongo com Mestre Messias Freitas (RJ) – O grupo teve a oportunidade de participar dessa riquíssima oficina com o Mestre Messias, do Rio de Janeiro, na CAIXA Cultural São Paulo, no último dia 05 de setembro. O encontro fez parte da programação do projeto/exposição “Patrimônio Imaterial Brasileiro - A Celebração Viva da Cultura dos Povos”, que exibe 37 patrimônios imateriais de todas as regiões do país, apresentados por meio de textos, objetos, imagens e sons. O Mestre Messias Freitas iniciou a oficina falando sobre a manifestação cultural do Jongo, suas vertentes no Brasil e aula prática de toque e dança. Freitas pesquisa, consome e divulga danças de matriz africana, é membro do Grupo Quilombismo, professor de danças na prefeitura e na Universidade Estadual do Rio de janeiro e lidera o movimento cultural Jongo da Lapa, que tem onze anos de existência.
Maracatu Tiduca – apresentação no dia 06 de setembro, com seu grupo de apresentação de Maracatu, na inauguração do Quiosque Jura’s, praia do Boqueirão Sul da Ilha Comprida/SP. Ao final da apresentação, também foi feita uma Roda de Coco aberta a todos.
A Associação neste momento está em fase de construção e fortalecimento de suas raízes. Deixa aqui o convite a toda a população cananeense a participar da roda aberta de Jongo, toda última sexta-feira do mês, a partir das 21 horas, no bairro Rocio, e dos ensaios para o Carnaval 2016 todos os sábados, a partir das 20 horas, na Praça Theodolina Gomes (Tiduca), iniciando no próximo dia 26.

CONVITE
A Associação Grupo Cultural Tiduca convida todas as crianças do município para participarem do Dia da Criança, a ser realizado no próximo dia 11 de outubro, das 14 às 18 horas, na Praça Tiduca. A ação terá diversos apoiadores e contará com Jogos, Brincadeiras, Gincanas, Apresentações de Grupos da cidade (com palco aberto), Banda e Coral Municipal e Sessão de Cinema às 20 horas. Todas as atrações são gratuitas! Não fique de fora dessa!


Rua Antonio Colaço de Souza, 120
Carijo - Cananéia / SP
Telefone: (13) 3851-1201
e M w C B