Página inicial > Notícias > Associação Rede Cananéia: 10 anos vivendo em Rede!

Associação Rede Cananéia: 10 anos vivendo em Rede!

terça-feira 28 de outubro de 2014

Neste mês de outubro a Associação Rede Cananéia completa 10 anos de fundação, muito trabalho, muita luta, aprendizado e realizações.

Com a missão de apoiar, fortalecer e integrar grupos e organizações de Cananéia, visando o desenvolvimento local sustentável e a valorização das identidades culturais, a nossa Rede, ao longo desse tempo, se desconstruiu e se reconstruiu, de acordo com as necessidades de seus membros, atualmente 17 organizações não governamentais, formalizadas ou não; buscando capacitar-se para melhorar sempre o atendimento aos grupos, sua única razão de existir.

Em 10 anos muita gente boa e inquieta passou por aqui e ajudou a escrever uma história de muita união, debates, partilhas, sonhos, projetos, dúvidas, aprendizados, pesquisas e realizações.

Foram intermináveis reuniões, incontáveis demandas, inúmeras ideias, diversos caminhos trilhados com suor, sangue e uma pitada de loucura e amor pela missão. Sim! Temos uma missão e não um ofício, fazemos o que acreditamos ser o melhor, e acertando ou não, construímos alicerces em grandes mutirões de diversidade, contando com parcerias e apoios fundamentais para chegarmos quase ilesos até aqui, buscando desenvolvimento e construindo políticas públicas.

Não foi (e nem é) fácil fazer o sistema compreender que não temos hierarquia, que não temos chefes, que praticamos a autogestão, que não trabalhamos apenas por dinheiro, que muitas vezes somos voluntários (e felizes por isso!), que não dependemos dos poderes oficiais (muito felizes por isso!) e que não nos envolvemos com questões político-partidárias (Graças a Deus!). Como é bom não ter rabo preso com ninguém!!!

Já fomos rotulados de sonhadores, hippies, utópicos, loucos, etc. Mas, na verdade, somos uma comunidade de diferentes, uma enorme família, tecida fibra por fibra, nó a nó, entrelaçada pelo prazer do trabalho coletivo e a alegria do desenvolvimento social.

O que nos move é a nossa cultura tradicional, os povos dessa terra, com os olhos grandes e brilhantes por um futuro promissor dentro de suas raízes, esse marzão cheio de vida e o desafio de nos tornarmos seres melhores a cada dia.

Enfim, durante um ano, a partir de agora, comemoraremos este ciclo de 10 anos vivendo em Rede, publicando mensalmente uma parte de nossa história, construída a partir de um pequeno passo individual e que se transformou em uma grande caminhada coletiva.

Gostaríamos de agradecer a todos que passaram por aqui e em que um certo momento fizeram parte dessa história, deixando algum ensinamento, alguma ideia, algum desafio. Valeu!


Rua Antonio Colaço de Souza, 120
Carijo - Cananéia / SP
Telefone: (13) 3851-1201
e M w C B