Página inicial > Notícias > Associação Rede Cananéia: 10 anos vivendo em Rede

Associação Rede Cananéia: 10 anos vivendo em Rede

quinta-feira 27 de novembro de 2014

Em 18 de outubro de 2004 foi fundada a Associação Rede Cananéia, por pessoas que tinham um histórico de atuação em organizações do terceiro setor do município de Cananéia, entre elas estavam: Marcos Campolim que na época trabalhava na AMBIO, Marcelo Ribeiro que atuava na Gaia Ambiental e na AMPEC, Daniela Di Grazia também representante da Gaia Ambiental e da CATIVAR - Cooperativa de Assessoria Técnica Integral do Vale do Ribeira, Francisco de Sales Coutinho (Chico Mandira) que atuava na REMA – Associação da Comunidade Remanescente de Quilombo da Reseva Extrativista do Mandira e na COOPEROSTRA - Cooperativa de Produtores de Ostra de Cananéia, Wagner R. Klimke que representava a Colônia de Pescadores Z-9 "Apolinário de Araújo", Amir Oliveira que atuava na ARACAN - Associação da Rua do Artesanato de Cananéia, Ezequiel de Oliveira da AMOMAR - Associação de Moradores do Marujá, Gislaine Filla do IPeC – Instituto de Pesquisas Cananéia e Luzinete Nunes que atuava na AMOAMCA – Associação de Monitores Ambientais de Cananéia e Juliana Greco Yamaoka, que integrou a Gaia Ambiental, a partir de um projeto chamado “Projeto Rede Cananéia – Apoio à Integração de Lideranças do Complexo Estuarino Lagunar de Cananéia”, que tinha 36 meses para a estruturação e fortalecimento desta rede de lideranças locais, sendo iniciado em fevereiro de 2005.
A motivação que inspirava este grupo de pioneiros era formar uma rede de pessoas com atividades diferentes no território de Cananéia, para compartilharem experiências e dificuldades, a fim de fortalecer as iniciativas neste território. Tinha-se como missão institucional na época, “Promover a integração do 3º setor em Cananéia, fortalecendo as ações de suas entidades congêneres, trabalhando de maneira sinérgica o desenvolvimento local sustentável em sua concepção mais ampla”.
Os tipos de apoio para as lideranças eram: Capacitação; Intercâmbios; Eventos; Campanhas; Participação em esferas formais de gestão; Conciliação do conhecimento técnico e saberes tradicionais; Infraestrutura e material de apoio; Assessoria técnica aos projetos.
Já as propostas de esferas de gestão participativa eram:
- Conselho de Apoio à Gestão (consultivo) – composto por três líderes AVINA e tem por função assessorar o planejamento, supervisionar e validar recursos para a liberação de verbas.
- Conselho Orientador (consultivo) – com uma proposta inicial de composição por oito atores sociais da região dentre eles representantes dos três setores da sociedade, poder público, iniciativa privada e sociedade civil organizada.
- Assembleia da Rede Cananéia (deliberativo e executivo) – composto pelos associados da Rede Cananéia.
No início a sede estava localizada na Rua Clodovel José de Lima, 506 – Morro São João, residência de um dos membros da Rede Cananéia. Em 2005, locou-se a sede em frente ao Fórum de Cananéia, na Rua Pero Lopes, até a construção da sede própria.


Rua Antonio Colaço de Souza, 120
Carijo - Cananéia / SP
Telefone: (13) 3851-1201
e M w C B