Página inicial > Notícias > COOPERCANIS - Cooperativa de Trabalho de Catadores de Materiais Recicláveis (...)

COOPERCANIS - Cooperativa de Trabalho de Catadores de Materiais Recicláveis de Cananéia realiza intercâmbio e estratégia de mobilização de cooperados

terça-feira 21 de abril de 2015

Retrospectiva da história do grupo e novas ações

A organização iniciou sua formação em 2011, realizando diversas reuniões para formação e formalização do grupo. Entendendo sempre que o ideal seria uma cooperativa e não uma associação, buscou-se aumentar o número de interessados até atingir 25 catadores. Mesmo sem a formalização e com o número de seis a sete catadores, o grupo realizou a coleta seletiva no festival Respect: Festival Alternativo de Arte e Cultura nos anos de 2011 e 2012. No ano de 2012 ainda realizou a coleta seletiva nas Festas Municipais: do Mar e de Agosto. Fizeram parte da elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS/2012). Ao fim de 2012, sem obter o número necessário para formar a cooperativa, o grupo decidiu se consolidar como Associação. No entanto, com a mudança legal, permitindo a composição de Cooperativa com sete membros, o grupo realizou nova mudança, e em maio de 2013 se formalizaram como cooperativa com onde membros, passando ser a terceira cooperativa de catadores regulamentada no Vale do Ribeira (CNPJ: 18.166.078/0001-46). Nesse momento, houve formação e parceria com a Rede Cata Vida, uma cooperativa de segundo grau de catadores de material reciclável. Desde então, a cooperativa vem aguardando e cobrando que o poder público municipal faça um convênio para regulamentar o uso do Centro de Triagem e do caminhão da coleta seletiva. Ambas estruturas têm a destinação e uso de determinadas PMGIRS para a Cooperativa (na época do documento, associação). Atualmente, os catadores vêm realizando a coleta de forma desorganizada, individualmente, ainda que consigam fazer vendas coletivas. A implantação da coleta seletiva de forma organizada depende de um local adequado para armazenar os resíduos recicláveis (centro de triagem). O Centro de Triagem teve suas obras interrompidas em 2013 e até o momento aguarda que seja instalada a parte elétrica e construído um muro para maior segurança. Ainda que os catadores tenham usado o Centro, tiveram seus produtos roubados, optando por voltar ao Centro somente com a construção do muro e rede elétrica instalada.
Nos dias seis e sete de abril a organização realizou uma visita à CORESO – Cooperativa de Catadores de Sorocaba, para vivência e intercâmbio, com visita a todo o processo de chegada do material, passagem pela esteira, triagem e organização.
Depois dessa primeira etapa foram para a Divisão Polímeros, que já faz parte da Rede Cata Vida, uma Rede Solidária para recebimento de material de outras cooperativas do estado de SP e processa todo o plástico reciclado, para produzir o granulado e comércio de plástico granulado para indústria.
Também foi visitado o CEADEC – Centro de Estudo, Apoio e Desenvolvimento, emprego e Cidadania de Sorocaba e região, entidade que trabalha com a estruturação e mobilização de recursos para a criação e desenvolvimento de cooperativas de catadores.
Há, ainda, um setor de coleta de óleo na Rede.
Assim, a COOPERCANIS está buscando a parceria das instituições para escoar o material coletado em Cananéia.
Agradecimento ao Darci de Oliveira, Carlos Roberto de Gáspari e demais membros da Rede Cata Vida, que oportunizaram a vista da COOPERCANIS.
Já no dia oito de abril, quarta-feira, a COOPERCANIS buscou parceria com o CRAS – Centro de Referência em Assistência Social de Cananéia e bolsistas do Bolsa Família para tentar aumentar o quadro de cooperados da organização, tendo uma participação de cerca de 80 mulheres, sendo que vem surtindo bons resultados, através de algumas interessadas.


Rua Antonio Colaço de Souza, 120
Carijo - Cananéia / SP
Telefone: (13) 3851-1201
e M w C B