Página inicial > Notícias > Danças, ritmos e consciência negra

Danças, ritmos e consciência negra

quarta-feira 16 de novembro de 2016

Por Liliana Soares

O mês de outubro terminou com muito batuque para a Associação Grupo Cultural Tiduca!
No dia 29, sábado, aconteceu a tradicional “Roda de Jongo” e, dessa vez os tambores ecoaram na Praça Theodolina Gomes (Tiduca), onde a Comunidade Jongueira Tiduca marcou presença em peso, batucando os tambores, rodando suas saias, cantando e firmando seus pontos, chamando a atenção de quem passava pelo local. As “Rodas de Jongo” acontecem todo último sábado de cada mês.
Mas antes do Jongo, a Praça Theodolina Gomes (Tiduca) foi palco do Maracatu Tiduca, onde os ritmistas e corpo de dança se preparam para o Carnaval 2017. Homenagear o Estado de Pernambuco é o objetivo da Associação para o próximo carnaval, por isso, o Bloco Cultural Tiduca ensaia todos os sábados para levar para a avenida o mais colorido e contagiante bloco de carnaval.
Buscando ampliar os conhecimentos, foram inseridas algumas novidades nos trabalhos da Associação, são elas: a “Dança Afro” e “Toques e Percussão Africana”. Os ensaios acontecem às quintas feiras, na Casa Caiçara, às 19h e aos domingos, na Praça Theodolina Gomes (Tiduca), às 18h.
Com a aproximação do Dia da Consciência Negra, as atividades não param e a Associação Grupo Cultural Tiduca, juntamente com os Jovens Tiduqueiros (Grupo de Jovens da Associação), estão a todo o vapor organizando o evento denominado “Dia da Consciência Humana”, a realizar-se no dia 20 de novembro, na Praça Theodolina Gomes (Tiduca).
Será um dia repleto de atividades, a recepção das Comunidades se dará às 8h e logo após, às 9h, será celebrada a Missa Afro. Já na parte da tarde acontecerão muitas apresentações culturais e também uma roda de conversa, com temas ligados ao assunto central do evento e ministrados pelos Jovens Tiduqueiros.
A Associação Grupo Cultural Tiduca e os Jovens Tiduqueiros convidam a toda Comunidade para fazerem parte dessa comemoração em nome da Cultura Negra, com dança, música, intervenção poética e culinária típica.


Rua Antonio Colaço de Souza, 120
Carijo - Cananéia / SP
Telefone: (13) 3851-1201
e M w C B