Página inicial > Notícias > Dia de São Gonçalo é comemorado na Casa do Fandango

Dia de São Gonçalo é comemorado na Casa do Fandango

sexta-feira 23 de janeiro de 2015

Comunidade festeja São Gonçalo com festança caiçara

Por Fernanda Martins

A ACUCA - Associação de Cultura Caiçara Cananéia e o Grupo de Fandango Batido São Gonçalo promoveram no dia dez de janeiro, sábado, a Festa de São Gonçalo, em comemoração ao seu dia. Às 18h00 teve início com o levantamento do mastro com estandarte e dança do São Gonçalo, em seguida teve um delicioso café no fogão à lenha com banana assada e bolinho de chuva e as comemorações finalizaram com um bom fandango!
O culto a São Gonçalo iniciou-se em meados do ano de 1279, anos após a sua morte. Venerado em todo o País, é representado de diversas formas, sobre uma ponte ou não, com ou sem viola, barba, bigode ou chapéu, de cajado ou bengala na mão. Aqui no Brasil o culto foi trazido pelos marinheiros no século XVI.
Segundo a tradição, Frei Gonçalo era muito alegre, tocava viola e sua alegria era contagiante. Vestia-se com roupas dos camponeses e operários da época: calção preso pouco baixo do joelho, meias pretas, botas braguesas, chapéu na cabeça e capa nas costas. Promovia festas familiares com danças e moda de viola, assim, através de seus bailes familiares, impediu que as jovens fossem trabalhar nos prostíbulos da região para sobreviver e, então todas conseguiam bons casamentos. Segundo consta, Frei Gonçalo tocava e dançava, porém em seus sapatos colocava pregos como penitência, daí o surgimento da dança de São Gonçalo. Foi beatificado pelo Papa Júlio III em 1561 e canonizado por Clemente XI. É invocado em Portugal e também aqui no Brasil, como padroeiro dos jovens que desejam um bom casamento e aqui no Brasil é o padroeiro dos violeiros.


Rua Antonio Colaço de Souza, 120
Carijo - Cananéia / SP
Telefone: (13) 3851-1201
e M w C B