Página inicial > Notícias > Empreendimentos da Rede Cananéia participam da Mostra de Economia Feminista (...)

Empreendimentos da Rede Cananéia participam da Mostra de Economia Feminista e Solidária

quarta-feira 16 de dezembro de 2015

Por Tatiana Mendonça Cardoso

Nos dias quatro e cinco deste mês a Praça das Artes, no Centro de São Paulo, recebeu a presença de mulheres de diversas regiões do estado de São Paulo para a Mostra de Economia Feminista e Solidária “Mulheres transformando a economia”. A Mostra foi uma iniciativa da SOF e da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres de São Paulo (SMPM), como parte de um longo processo de enraizamento da economia solidária como alternativa para a autonomia econômica das mulheres.
Tiveram participações do grupo Sabores da Roça, Mulheres Artesãs e Costureiras do Mandira, Mulheres Artesãs da Enseada da Baleia, Grupo Cheiro do Mato e produtos da CAF.
Os dois dias foram repletos de atividade. Na sexta-feira (4), as mulheres chegaram de suas cidades e regiões e montaram suas barracas.

Intercâmbio de práticas das mulheres

No sábado, mais debates permearam a Mostra, como o intercâmbio entre mulheres produtoras. Elas deram depoimentos sobre suas trajetórias e desafios para manter os empreendimentos e alterar suas próprias vidas.

Compartilhamento de saberes

Durante o dia inteiro, ficaram expostos produtos dos mais variados, dentre artesanatos, roupas, bolsas, bijuterias, cosméticos, ervas e alimentos agroecológicos. As mulheres também compartilharam seus saberes em oficinas de suas técnicas de trabalho: foram rodas de mulheres aprendendo juntas a fazer turbantes, bijuterias, dreads, flores de palha de milho crioulo e mais. O encerramento da mostra teve a presença de Letícia Lener, cantora, compositora e violonista, que espalhou música pelo largo vão da Praça das Artes.


Rua Antonio Colaço de Souza, 120
Carijo - Cananéia / SP
Telefone: (13) 3851-1201
e M w C B