Página inicial > Notícias > Encontro entre cultura tradicional e digital em Mandira

Encontro entre cultura tradicional e digital em Mandira

quarta-feira 16 de março de 2016

Ação na Comunidade do Mandira

Entre os dias 19, 20 e 21 de fevereiro de 2016, reuniram-se na comunidade quilombola de Mandira, localizada no município de Cananéia, pessoas provenientes de diferentes partes do Vale do Ribeira e de outras regiões para um encontro sobre a temática da cultura digital. O encontro foi organizado pelo projeto Povos do Ribeira, no âmbito de suas ações junto ao PROAC da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, cujo o prêmio foi contemplado no edital artes integradas em 2014.
O projeto Povos do Ribeira, desenvolvido através de uma parceria entre a Manufatura de Ideias, o Estúdio Mezclador, o Instituto Intersaber e o NUPAUB-USP, tem o objetivo difundir informações sobre a diversidade cultural do Vale do Ribeira, destacando sua importância na construção de modelos de desenvolvimento local sustentável para a região. Para isso, vem conformando um banco de dados aberto e colaborativo em uma plataforma digital disponível no endereço http://www.povosdoribeira.org.br.
Motivado pela combinação existente no projeto Povos do Ribeira entre cultura tradicional e cultura digital, o encontro teve como proposta criar um espaço de reflexão e ideias por meio de rodas de conversa, relatos de experiências e intercâmbios de ritmos entre os participante de maneira a favorecer novos e ampliados entendimentos sobre as relações entre cultura e tecnologia. Esta vivência foi proporcionada pela comunidade tradicional e remanescente de quilombo Mandira que recebeu a todos com muita hospitalidade em seu alojamento e centro comunitário. E também com a parceria do Ponto de Cultura Caiçaras, de Cananéia, e com a Casa de Cultura Tainã, de Campinas, ambas referências no trabalho com cultura tradicional e na criação e uso de tecnologias livres. Participaram do encontro aproximadamente 55 pessoas de diferentes municípios, comunidades e organizações, entre professores, artistas, estudantes, pesquisadores e lideranças comunitárias, cuja confluência nestes dias gerou um caldo de ideias que transcendeu a proposta inicial.

Fonte: http://povosdoribeira.org.{{br/noticias/encontro-entre-cultura-tradicional-e-digital-em-mandira/


Rua Antonio Colaço de Souza, 120
Carijo - Cananéia / SP
Telefone: (13) 3851-1201
e M w C B