Página inicial > Notícias > Jongo, aulas, oficinas, vivências e Vidigal!

Jongo, aulas, oficinas, vivências e Vidigal!

quarta-feira 16 de março de 2016

Ações do Grupo Cultural Tiduca

Depois de um longo período de “férias”, o Jongo da Associação Grupo Cultural Tiduca voltou com toda a energia. Aconteceu no dia 27 de fevereiro, a 1a Roda de Jongo, no Terreirão do Rocio, dando início às atividades da Comunidade Jongueira do Rocio. Durante este encontro foram arrecadados alimentos não perecíveis, para colaborar com a Ação Social da Associação, que busca ajudar as famílias menos favorecidas da cidade.
Os alimentos arrecadados foram doados, no dia dois de março, à Coopercanis – Cooperativa de Trabalho de Catadores de Materiais Recicláveis de Cananéia, para serem distribuídos às famílias que trabalham na Cooperativa.
Neste período, foi dado o início s atividades do Projeto “Comunidade Negra do Rocio: Redescobrindo Nossas Raízes Jongueiras”, com a oficina “Vivência de Jongo e suas Ancestralidades” com Daniel Rodrigues – Educador de Ritmos de Matriz Africana – e também Aula Expositiva com a Professora Janaína Ferreira de Almeida, abordando os temas: “África, berço da Humanidade: Reinos, Estados e Sociedade Africana” e “Escravidão no Mundo, na África e no Brasil”. Os adolescentes envolvidos no Projeto buscam entender seu pertencimento dentro da história, onde acrescentam conhecimento e cultura não só para as atividades desenvolvidas como para suas vidas.
No dia cinco de março foi iniciada a Vivência de Maracatu, com Marceli Pontes. A Vivência será aos sábados, às 20h, na Praça Theodolina Gomes (Tiduca).
Outro evento que a Associação marcou presença foi o “V Encontro Nacional de Capoeira e Cultura Popular do Vidigal”, que ocorreu nos dias 11, 12 e 13 de março, no Morro do Vidigal, Rio de Janeiro, os integrantes da Associação puderam participar de rodas de capoeira, jongo, coco e várias oficinas. Inclusive ministrar uma delas, a oficina de Abayomi, que ficou sob a responsabilidade de Alexandra Almeida, Arlete de Souza e Fernanda Martins, que contaram histórias enquanto confeccionavam as bonecas de pano e ensinavam as pessoas que prestigiavam o evento.
O ano começou a todo vapor para a Associação Grupo Cultural Tiduca. Muitas ações e eventos ainda estão por vir e sempre podem ser acompanhadas nas redes sociais da Associação.


Rua Antonio Colaço de Souza, 120
Carijo - Cananéia / SP
Telefone: (13) 3851-1201
e M w C B