Página inicial > Notícias > Preservando a cultura, disseminando o conhecimento!

Preservando a cultura, disseminando o conhecimento!

quarta-feira 21 de setembro de 2016

A Associação Grupo Cultural Tiduca vem ganhando espaço fora dos limites do Município de Cananéia.

Por Liliana Soares
A Associação Grupo Cultural Tiduca vem ganhando espaço fora dos limites do Município de Cananéia.
No dia 21 de agosto, integrantes da Comunidade Jongueira Tiduca representaram a Associação no 7º Encontro Paulista de Jongueiros. Visita esta que, juntamente com trabalho desenvolvido com o Jongo, ao longo desse período de um ano, resultou no convite para o ingresso da Comunidade Jongueira Tiduca, na Rede de Jongueiros do Estado de São Paulo.
Na semana seguinte, dia 28 de agosto, mais uma viagem em busca de conhecimento aconteceu, dessa vez para São Paulo – SP. Convidados por Tadeu Kaçula, do Instituto Cultural Samba Autêntico, alguns integrantes da Associação foram aprender mais, prestigiar e representar a Comunidade Jongueira Tiduca, numa Roda Aberta de Jongo.
E nossas ações não pararam por aí, o mês de setembro foi bastante movimentado. Logo no início, no dia três, integrantes da Associação estiveram apresentando o Jongo e o Coco de Roda no “1º Encontro de Cultura Popular de Quilombo”, no Quilombo do São Pedro, em Eldorado – SP.
A convite de Solemar da Silva, a Mestre Sol, da Comunidade Jongo Embu das Artes, no dia dez de setembro, a Associação marcou presença no evento “II Festa de Cosme e Damião – Comunidade Jongo Embu das Artes”, em Embu das Artes – SP.
Dia 11, na Festa do Pescador, no bairro de Porto Cubatão (Cananéia/SP), os jovens tiduqueiros apresentaram o Coco de Roda, levando muita cor e alegria para os munícipes presentes.
O 2º Bazar da Tiduca aconteceu no dia 17, sábado, com muita variedade de roupas femininas, masculinas e infantis, calçados, acessórios e utensílios de cozinha. Várias pessoas compareceram ao CCI – Centro de Convivência do Idoso, no bairro do Acaraú, no período da manhã, para aproveitar as ofertas do bazar.
Também no mês de setembro, os ensaios de Maracatu foram retomados, visando à apresentação no carnaval de 2017 do Bloco Cultural Tiduca, que homenageará o Estado de Pernambuco e sua cultura extremamente rica.
No mês de outubro o ritmo não diminui. Além das ações mensais da Associação, como a Roda de Jongo, ensaios de Coco de Roda e Encontros com os Jovens, acontecerá no dia 12, na Praça Theodolina Gomes, a partir das 14h, uma super festa para comemorar o Dia das Crianças, com muita brincadeira, guloseimas e cultura para a criançada.


Rua Antonio Colaço de Souza, 120
Carijo - Cananéia / SP
Telefone: (13) 3851-1201
e M w C B