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Rede Cananéia: 10 anos buscando a ampliação de um comércio justo e solidário

sábado 18 de julho de 2015

A história do Produtos em Rede

Nestes dez anos, a Associação Rede Cananéia vem buscando fomentar a Economia Solidária e uma das frentes é o Produtos em Rede. O Produtos em Rede trata-se de uma estrutura de comercialização para formas de acesso a novos mercados, com o objetivo de promover e ampliar processos de desenvolvimento de uma rede de comercialização e prestação de serviços comunitária e solidária. A ideia desta frente é fomentar a economia solidária entre grupos e organizações, formalizados ou não, integrantes de comunidades tradicionais, sendo mulheres, agricultores familiares e grupos culturais, com objetivo de fortalecê-los para a divulgação de tais serviços e produtos comunitários, bem como oportunizar a geração de trabalho e renda para este público.
Como gerar renda para grupos e organizações, formalizados ou não, que trabalhassem com produtos e/ou serviços econômicos solidários dentro de uma realidade de uma comunidade caiçara, com poucos recursos e visibilidade? Assim, surgiu o Produtos em Rede, da necessidade de complementar a renda de pequenos produtores rurais, artesãos, mulheres, comunidades e grupos culturais de música e dança, para atendimento das demanda desse Empreendimentos Econômicos Solidários. Dessa forma, com belíssimas riquezas natural e cultural conservadas, a cidade de Cananéia mantém esses valores, através da sabedoria popular. O Produtos em Rede reflete esse cotidiano caiçara, já que a matéria-prima de suas artes e alimentos e extraída diretamente deste ambiente, de recursos locais. Sendo a renda gerada por meio da comercialização e destinada aos produtores locais e a manutenção desta rede de grupos colaboradores, que se uniram para organizar o escoamento e divulgar os seus produtos e serviços.
O objetivo geral é possibilitar aos Empreendimentos Econômicos Solidários que fazem parte da Associação Rede Cananéia a oportunidade do escoamento e comércio solidário de seus produtos e serviços, através da cooperação entre os grupos e organizações. Sendo que como objetivos específicos, podemos citar: oportunizar a geração de trabalho e renda para os Empreendimentos Econômicos Solidários que compõem a Associação Rede Cananéia; possibilitar aos Empreendimentos Econômicos Solidários da Rede Cananéia a participação em feiras e eventos de economia solidária; capacitar os Empreendimentos Econômicos Solidários da Rede Cananéia dentro da área de Economia Solidária; proporcionar a divulgação dos produtos e serviços comunitários para o mercado comercial e buscar novos mercados de comercialização.
Como solução ao problema criou-se um grupo de estudo para a elaboração de uma Rede de Comercialização, o Produtos em Rede, com a missão de buscar novos mercados e inserir produtos e serviços econômicos solidários dos grupos e/ou organizações, formalizados ou não, que compõem a Associação Rede Cananéia, buscando viabilizar o escoamento da produção local, de acordo com o potencial produtivo de cada empreendimento econômico solidário atendido.
Para tanto, de forma colaborativa, foi elaborado um regimento interno desta tecnologia e um plano de comunicação para a frente de comercialização.
Além disso, foi oportunizado o estudo das bases da economia solidária pelos Empreendimentos Econômicos Solidários, a divisão de responsabilidades entre esses Empreendimentos Econômicos Solidários e a participação da frente de comercialização em feiras e eventos de economia solidária.
Aos Empreendimentos é oportunizada a participação em cursos, como curso de design para os grupos de artesãos e oficinas de comercialização para todos, proporcionando todo um suporte para que esses pequenos produtores sociais consigam sucesso em sua empreitada.
Muitos são os resultados alcançados, como: criação de uma rede de produtores econômicos solidários, totalizando 12 empreendimentos, 107 integrantes, sendo 83 mulheres e 32 jovens; elaboração e utilização de regimento interno montado colaborativamente e organizado; divulgação dos produtos e serviços comunitários, por meio de matérias informativas e por meio de ações realizadas por meio do plano de comunicação dos Empreendimentos Econômicos Solidários; fortalecimento dos Empreendimentos Econômicos Solidários e da Rede de comercialização; geração de renda aos Empreendimentos Econômicos Solidários, por meio da participação em cerca de 10 feiras e eventos de economia solidária anualmente; criação de sete pontos fixos de venda no último ano; aumento médio da renda em 25% para os integrantes dos Empreendimentos Econômicos Solidários; visibilidade do Produtos em Rede dentro das ações de Economia Solidária de âmbito nacional e a premiação no Prêmio BNDES de Boas Práticas em Economia Solidária, na categoria Rede de Empreendimentos Econômicos Solidários, com premiação realizada no último dia 11 de julho, sábado, na Feira de Economia Solidária de Santa Maria/RS.


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