Página inicial > Notícias > Rede Cananéia realiza VI Feira de Economia Solidária em Cananéia

Rede Cananéia realiza VI Feira de Economia Solidária em Cananéia

domingo 17 de janeiro de 2016

Cerca de 500 pessoas participaram do evento

Por Elaine Marques e Lilia Gomes de Souza

A Associação Rede Cananéia realizou, entre os dias 11 e 13 de dezembro, sexta e domingo, na Praça Theodolina Gomes (Tiduca) e Rua do Artesão, a VI Feira de Economia Solidária de Cananéia e III Encontro de Arte e Cultura, com o objetivo de divulgar e escoar produtos e serviços da economia solidária local, regional e convidados, principalmente dos empreendimentos econômicos solidários que compõem a Rede Cananéia, além de proporcionar ações culturais, artísticas e educativas ao público participante, criando um espaço comum de comercialização para os seus associados e parceiros, para que exista uma troca, onde os empreendimentos se conheçam melhor e estejam mais próximos. Além do que, a Economia Solidária tem como princípios a autogestão e a cooperação, sendo organizada colaborativamente.
Cerca de 500 pessoas puderam conhecer o que é a economia solidária, adquirir seus produtos e serviços, bem como participar e prestigiar oficinas culturais, educativas, artísticas, apresentações culturais e artísticas e shows no Palco Central.
Vale ressaltar que a realização do evento contou com parte do recurso do 1° Prêmio BNDES de Boas Práticas de Economia Solidária, recebido pela Associação Rede Cananéia, através da frente de comercialização Produtos em Rede, em 11 de julho de 2015.
Agradecimentos aos parceiros: Departamento Municipal de Cultura de Cananéia, Departamento Municipal de Obras e Serviços de Cananéia, Paróquia São João Batista de Cananéia, SABESP – Saneamento do Estado de São Paulo, ACEC - Associação Comercial e Empresarial de Cananéia e Pousada Central.
Empreendimentos participantes: Grupo das Mulheres do Remanescente de Quilombo Retiro Ex-Colônia Velha, CAF – Cananéia Artes e Fibras, Grupo de Mulheres Artesãs da Enseada da Baleia – Comunidade Tradicional Caiçara, Grupo de Fandango Batido São Gonçalo, Cheiro do Mato – Produtos Naturais com Plantas Medicinais do Itapitangui, Sabores da Roça do Bairro Rio Branco, Mulheres Artesãs do Mandira, Grupo Cultural Tiduca, Artermísia, Sitio Bela Vista, Mulheres da Barra do Ararapira, Inhazita, Dagnè Acessórios, Associação de Capoeira Filhos de Cananéia, Instituto Casa Viva, Coopercanis – Cooperativa dos Catadores de Material Reciclável de Cananéia e Ateliê Encontrarte.

Domingueira de Fandango

Por Fernanda Martins

Como fechamento da VI Feira de Economia Solidária foi realizada a tradicional Domingueira de Fandango, promovida pela Associação de Cultura Caiçara (ACUCA). O Grupo de Fandango Batido São Gonçalo iniciou o toque às 20h30, em seguida tocaram os grupos Esperança e Violas de Ouro. Os fandangueiros que tocaram gostaram de participar e esperam ansiosos a próxima domingueira. Parabéns a todos!


Rua Antonio Colaço de Souza, 120
Carijo - Cananéia / SP
Telefone: (13) 3851-1201
e M w C B