Página inicial > Notícias > Rede Cananéia recebe intercâmbio de executivos do HSBC Internacional, dentro (...)

Rede Cananéia recebe intercâmbio de executivos do HSBC Internacional, dentro do Next Generation Development Programme

sexta-feira 26 de setembro de 2014

Entre os dias 14 e 19 de setembro a Associação Rede Cananéia recebeu um grupo do Next Generation Development Programme (NGDP), um programa de treinamento em desenvolvimento sustentável para os futuros líderes do banco HSBC Internacional.
O programa tem por objetivo formar jovens executivos do mercado financeiro de todo o mundo, por meio de aplicações práticas de aprendizado em casos socioambientais focados em sustentabilidade, com a obtenção de resultados reais, pautados pelos seguintes temas: liderança, responsabilidade corporativa, diversidade cultural, networking e práticas objetivas de negócios. Em Cananéia o grupo teve como desafio a Sustentabilidade Financeira e Organizacional da Rede Cananéia, com o acompanhamento de Paula Arantes (LEAD Fellow – Cohort 9).
Vale lembrar que o grupo visitou as experiências da ACUCA – Associação de Cultura Caiçara Cananéia; AMOMAR – Associação dos Moradores do Marujá; ARTECA – Associação dos Artesãos de Cananéia; Associação Desportiva e Cultural de Capoeira Nosso Senhor do Bonfim Filhos de Cananéia; CAF – Cananéia Artes e Fibras; Cheiro do Mato – Produtos Naturais com Plantas Medicinais do Itapitangui; Colônia de Pescadores Z-9 “Apolinário de Araújo”; Grupo de Fandango Batido São Gonçalo; Grupo de Mulheres Artesãs da Comunidade Tradicional da Enseada da Baleia; Grupo de Mulheres do Remanescente de Quilombo Ex-Colônia Velha; SAVC – Sociedade Amigos da Velhice de Cananéia e Sítio Bela Vista; além das frentes de sustentabilidade da Rede, parceiros e ex-membros, para buscar o máximo de informação possível para o desempenho do desafio.
Neste módulo, os executivos divididos em grupos de cerca de 20 pessoas, participaram de intercâmbio de experiências com duração de cinco dias em regiões do Brasil. Em cada uma dessas regiões enfrentaram um desafio relacionado ao trabalho de alguma comunidade ou entidade local e geraram um produto adequado às suas necessidades.
A metodologia contempla dois dias de contato com a realidade, entrevistas com representantes da comunidade, da entidade e demais atores envolvidos com o tema, um dia de reflexão e um dia de elaboração do produto acordado entre as partes. No último dia há a apresentação do produto para a comunidade.
Ressalta-se que é a quarta vez que o Programa acontece em parceria com a Rede Cananéia e, cada vez mais, segundo a equipe da Rede, o trabalho se desenvolve melhor e com mais afinco.
“É um grande prazer fazer parte do Programa NGDP novamente este ano. Trabalhando com os participantes do HSBC é um grande aprendizado, pois permite uma variedade de pontos de vista a colaborar juntos. Este ano, propusemos um tema rico e complexo, o que demonstra a confiança que temos nesse programa!", comenta Juliana Greco Yamaoka, membro da Rede Cananéia.


Rua Antonio Colaço de Souza, 120
Carijo - Cananéia / SP
Telefone: (13) 3851-1201
e M w C B